Warning: file_get_contents(http://www.reduxframework.com/wp-content/uploads/redux/redux_notice.json): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/clinimagemjuazeiro.com.br/public/wp_system/wp-content/plugins/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 186 Outubro Rosa termina com exemplo de vida e superação | Clinimagem
slide_clinimagem_whats_outubrorosa

Outubro Rosa termina com exemplo de vida e superação

Postado em 4 de novembro de 2015 com 0 comentários

Ex-prefeita recebe o carinho de amigos e fala sobre a importância de cuidar do corpo e da mente.

BARRA MANSA
 
Ela perdeu sua mãe há alguns anos com câncer de mama e há três semanas o marido, também de câncer, nos pulmões, e segue hoje com um sorriso no rosto de dar inveja, sem falar que está até mais bonita. A ex-vereadora e vice-prefeita Ruth Coutinho, recém curada de um câncer, surpreendeu a muitos no sábado na Praça da Matriz com sua vitalidade, bom humor e carisma. Ela dedicou o dia para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença no último dia do Outubro Rosa, mas acabou sendo surpreendida com o acolhimento e carinho de todos que ali passaram.
 
Criado nos Estados Unidos na década de 90, o movimento Outubro Rosa busca estimular a sociedade a refletir sobre o câncer de mama e ressaltar a importância do diagnóstico precoce. Ao longo do mês, em todo o mundo, diversas ações foram realizadas para promover a conscientização e estimular a busca por informações sobre o tema, sempre lembrando que é essencial que as mulheres mantenham seus exames em dia.
 
Ruthinha, como informou, desde que descobriu o câncer vem fazendo o seu papel, passando para mulheres a sua história e falando sobre a importância de cuidar do corpo e da cabeça. “Eu estou curada. Descobri em março, quando procurei um hospital após achar um nódulo incomum no meu seio esquerdo. Passei por quimioterapia e hoje estou bem. Hoje eu dou valor a vida. Hoje eu sou mais feliz. Não digo que gostei de passar por isso, claro que não. Mas eu me descobri após a doença e hoje gosto muita mais da vida, dou muito mais valor a tudo”, comemorou.
 
Segundo Ruth, sua família teve vários casos de câncer de mama, inclusive sua mãe, que veio a óbito por causa da doença. Seu marido, o qual vivera por mais de seis anos, morreu há menos de um mês. “Ele morreu com um câncer no pulmão, fumava demais”, contou.
 
Durante o tratamento, ela ainda digeria o assassinato de seu irmão, Jerônimo, ocorrido em 02 de janeiro. Ela explica que ele sofria de esquizofrenia, diagnosticada ainda na juventude. “Eu estava no Rio de Janeiro quando ocorreu o crime, que foi cometido contra um incapaz.”, pronunciou. Felizmente, o acusado de matar Jerônimo foi preso em maio deste ano, mas para Ruthinha ainda ficou a dor de não ter o seu irmão de volta.
 
Ruthinha deixa como lição a importância da mulher cuidar da saúde, principalmente em relação a doença que mais mata mulheres no Brasil. “Temos que nos cuidar, fazer os preventivos e priorizar a saúde. No meu caso o nódulo foi detectado em fase inicial, o que facilitou o tratamento”, relatou a política, que não pretende disputar o próximo pleito. “Estou cuidando de mim. Essa é a minha prioridade agora”, concluiu.
 
NOVEMBRO AZUL
 
No mês em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a Secretaria de Estado de Saúde reforça as mobilizações pela campanha Novembro Azul, movimento mundial, e faz um alerta pela importância do cuidado com a saúde do homem. Atenta à importância da prevenção da doença, a rede estadual de saúde disponibiliza, através do Rio Imagem, exames de ultrassonografia e biopsias de próstata. Para fazer os exames, os pacientes precisam buscar uma unidade básica de saúde de seu município, que fará diretamente o agendamento. De janeiro a outubro de 2015, foram realizadas 2.948 ultrassonografias e 776 biopsias no Centro de Diagnóstico por Imagem. Esses números, no entanto, refletem uma redução de aproximadamente 30% nos exames, se comparado ao ano anterior. No mesmo período de 2014, a unidade contabilizou 4.178 ultrassonografias e 1.079 biopsias realizadas.

Tags: clinimagem, Outubro Rosa, superação

Comentários

LiveZilla Live Chat Software